Você já ouviu falar da história dos Vikings? Eles foram, provavelmente, os maiores guerreiros da história. Viviam na região da Escandinávia, que hoje compreende o território de três países europeus: Suécia, Dinamarca e Noruega.

vikings

Os Vikings, também conhecidos como nórdicos, habitaram o norte europeu entre os séculos VIII e XI, e fizeram grandes viagens marinhas ao redor da costa europeia. Eles estabeleceram uma rica cultura, desenvolvida graças à atividade agrícola, à marcenaria, ao artesanato e um notável comércio marítimo para a época.

vikings

Os Vikings eram fortes e bons lutadores. Saqueavam e invadiam territórios, eram brutos e tinham costumes selvagens. O canal History Channel lançou, em 2013, um seriado retratando os povoados vikings da Escandinávia, tendo como foco o célebre viking chamado Ragnar Lothbrok. Atualmente, com 39 episódios lançados, a série está na 4ª temporada.

Confira o trailer:

Mesmo com a fama de serem violentos e destruidores, os Vikings deixaram legados para toda a humanidade. Conheça quais foram as 6 maiores e melhores heranças deixadas pelos nórdicos para a posteridade:

#1 – Língua dos Vikings

vikings

Ao travarem grandes confrontos com os ingleses por volta do ano 800 d.C., os Vikings também conseguiram mesclar um pouco de sua cultura no Reino Unido.

As línguas inglesa e nórdica foram as que melhor apresentaram uma miscigenação, que permanece até os dias de hoje. Inúmeras palavras que foram exportadas para outros idiomas possuem origem nesse período de batalhas. Até hoje, a fala dos ingleses contém influência nórdica.

#2 – Avanços na construção naval e na navegação

vikings

Uma das maiores e mais importantes inovações dos vikings foi seu modo de cruzar os mares. A ideia de longos barcos de madeira com casco raso e várias fileiras de remos deixava a construção mais leve, mais rápida e mais flexível.

Além disso, eles possuíam ferramentas simples de navegação, como bússolas solares, que os permitia navegar grandes distâncias – tanto que estiveram em quatro continentes ao mesmo tempo, sendo considerados a primeira civilização global da História.

#3 – Esquis

vikings

Os primeiros esquis são do ano de 8000 a.C., na Rússia, mas coube aos vikings o seu uso mais amplo – tanto que a palavra tem origem no termo nórdico antigo “skío”. Esse povo usava o objeto tanto como meio de transporte quanto de lazer, algo que permanece até os dias de hoje.

#4 – Novelas

vikings

Boa parte do que se sabe sobre os vikings é devido a escrituras islandesas de autores desconhecidos. Apesar de serem um tanto fantasiosas, essas histórias contavam um pouco da vida na era da expansão territorial dos vikings, sendo reconhecidas como as primeiras sagas ou novelas da História. Os relatos misturam realidade e mitologia, fazendo sucesso entre amantes de mundos dominados por deuses.

#5 – Pentes

vikings

Você pode até pensar que os vikings eram brutamontes sujos, mas essa é uma visão bem equivocada. Aliás, eles tinham uma higiene pessoal muito mais avançada que outros povos da Europa na época. Tanto que a popularização dos pentes é creditada aos vikings, que não viviam sem o artefato. Além disso, eles tinham pinças, lâminas de barbear e até espátulas de ouvido, para retirar a cera acumulada.

#6 – Dublin

vikings

A capital da Irlanda é um dos destinos preferidos dos brasileiros nos dias de hoje. E não teria como ser diferente: a cidade é linda e super receptiva. Mas você sabia que coube aos vikings criar o primeiro assentamento que deu origem ao que hoje é Dublin? A história, entretanto, foi um pouco cruel: no início, a cidade era um dos maiores mercados de escravos de toda a Europa. A dominação viking na região durou por 3 séculos, chegando ao fim no ano de 1014.

E aí? Curtiu as curiosidades sobre os Vikings? Compartilhe no Facebook para que seus amigos também possam ver! 😉

vikings

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] nórdicos, passados por gerações através da oralidade. Outras inspirações são tiradas de fontes históricas da […]